terça-feira, 21 de agosto de 2012

Novo prazo para se candidatar ao Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC)


O Ministério da Cultura (MinC) divulgou na última sexta-feira (17/08) um novo prazo para as inscrições no processo eleitoral para escolha dos representantes da sociedade civil no plenário e nos colegiados setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O novo período ocorre entre os dias 22 a 26 de agosto, que servirá para a conclusão dos cadastros de eleitores e candidatos já inscritos, assim como para aqueles que não conseguiram se inscrever no prazo.

Os interessados em participar do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) podem se inscrever como candidatos a delegados estaduais setoriais. Os demais podem se cadastrar como eleitores, tendo a possibilidade de votar nos candidatos da respectiva setorial. Para ser eleitor, o interessado deve ter no mínimo 18 anos, preencher o formulário de cadastramento, comprovar a atuação de três anos no setor em que deseja participar e apresentar cópia digitalizada dos documentos pessoais e do currículo profissional.

Para se candidatar como delegado, deve-se ter em mãos os mesmos documentos, além da carta de apoio subscrita por entidade com atuação na área em que concorre ou pelo menos três eleitores da mesma área. O CNPC disponibiliza cadeiras para as áreas técnicos-artísticas e de patrimônio cultural, sendo estas: arquitetura e urbanismo; arquivos; arte digital; artes visuais; artesanato; circo; cultura dos povos indígenas; culturas afro-brasileiras; culturas populares; dança; design; livro, leitura e literatura; moda; música; patrimônio imaterial, patrimônio material e teatro.

Com o novo prazo de inscrições, o calendário do processo eleitoral também sofreu alterações. Os fóruns estaduais setoriais para a eleição dos delegados aos fóruns nacionais ocorrerão nos dias 18 a 23 de outubro, com a votação realizada na plataforma virtual do processo eleitoral do Conselho Nacional. Neste processo, os candidatos irão divulgar suas propostas à Delegados Estaduais Setoriais na plataforma virtual, ou de forma presencial em fórum, conforme determinação da organização.

Após a eleição estadual, os delegados de cada estado e respectivo setor se reunirão nos fóruns nacionais setoriais para debater as políticas e eleger os candidatos aos colegiados setoriais do CNPC da gestão 2012 a 2014. Esta etapa deve ocorrer nos dias 22 e 23 de novembro.

Os interessados em se inscrever como eleitores ou candidatos à delegado devem se cadastrar no site http://www.cultura.gov.br/setoriais/, entre os dias 22 a 26 de agosto. A exemplo de outros  municípios, a Fundação Cultural de Joinville (FCJ) disponibilizará sua equipe técnica para orientações e auxílio no processo de inscrição. Mais informações pelos telefones (47) 3433.2190 e 9186.9460 com Janaína e Serginho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário