O SIMDEC

DESENVOLVIMENTO PELA CULTURA

O Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – Simdec foi instituído pela Lei no 5.372, de 16 de dezembro de 2005, e regulamentado pelo Decreto no 12.839, de 17 de março de 2006. É o sistema de financiamento e incentivo a projetos culturais, que tem como premissas a democratização do acesso aos recursos públicos para contribuir com a produção artística, a formação, o fomento, a reflexão, a integração, o acesso e a profissionalização dos processos de gestão cultural, com vistas ao desenvolvimento pela cultura da cidade. Desde 2006, estimula a multiplicidade e a diversidade de meios e expressões culturais de Joinville com procedimentos transparentes e uma contrapartida social dos projetos beneficiados.

Uma ação direta da Prefeitura Municipal de Joinville vinculado à Fundação Cultural de Joinville, o Simdec tem como objetivo estimular a produção e execução de projetos culturais considerados relevantes para o desenvolvimento da cidade, na forma e nos limites estabelecidos pela Lei. O Sistema compreende os mecanismos de Fundo Municipal de Incentivo à Cultura – FMIC e Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura – MMIC.

Os recursos destinados anualmente ao Simdec consideram como parâmetro o percentual de 2 a 3% da arrecadação de ISSQN e IPTU do ano anterior. Destes, 50% são destinados ao Fundo e 50% ao Mecenato.

Desde a sua implantação até o ano de 2011, o Simdec já distribuiu mais de quatorze milhões de reais para 626 projetos culturais, beneficiando todas as áreas da cultura popular, erudita, artístico, formação, fomento, difusão, patrimônio material e imaterial.

Todos os projetos são avaliados por comissões específicas formadas por profissionais vindos de outras cidades, por representantes dos seguimentos culturais do município e da Fundação Cultural de Joinville.