terça-feira, 2 de outubro de 2012

Rádio Joinville Cultural FM 105.1 entra no ar oficialmente na quarta-feira (3/10)


A Rádio Educativa Joinville, cujo nome fantasia é Rádio Joinville Cultural FM 105.1, entra no ar oficialmente nesta quarta-feira (3/10). A comunidade joinvilense terá uma nova opção de informação e entretenimento. A rádio apresenta uma programação composta por programas informativos, culturais e de cidadania, permeados por músicas de diferentes gêneros e de boa qualidade. A Rádio Joinville Cultural é uma concessão da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), que pertence à Prefeitura, e conveniada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Estruturada com uma programação democrática a fim de atingir um público amplo e diversificado, têm a missão pública, independente em relação ao mercado e com autonomia editorial. A nova unidade da FCJ tem convênio firmado com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), com a Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) e com a Fundação Cultural Piratini, que mantém a Rádio Cultura FM, o que permite a troca de conteúdos produzidos nas quatro empresas.

A transmissão da rádio inicia na quarta-feira (3/10) com o programa Repórter Brasil, das 7h às 7h45, um programa da EBC Nacional. O primeiro programa oficial da Rádio Joinville Cultural entra no ar às 7h45 com o Jornal da Cidade, apresentado por Izani Mustafá e José Carlos Fórner. O programa recebe a participação do prefeito em exercício, Ingo Butzke, do diretor presidente da FCJ, Silvestre Ferreira e do diretor geral da Universidade Federal de Santa Catarina, Acires Dias, entre outras entrevistas.

A partir das 9h05, a comunidade escuta o programa Café Expresso com a apresentação de J.Martins, com entrevistas e comentários sobre literatura e música. Ao meio-dia e ao longo da tarde, entra no ar o Repórter Joinville com o resumo das principais notícias da cidade e do mundo.  No final da tarde, as notícias e a programação cultural são informados no programa Agenda Joinville Cultural, às 17h15.

A grade de programas apresentados neste dia fazem parte da programação semanal da emissora, sendo transmitidos de segunda à sexta-feira. No sábado e domingo a transmissão da rádio prossegue com programas produzidos pela emissora e por outras emissoras parceiras, permeados por uma programação musical. Confira a programação completa no site radio.joinville.sc.gov.br.

Integram a equipe da Rádio Joinville Cultural: Izani Mustafá, gerente da Unidade de Radiodifusão; José Carlos Fórner, reportér, produtor e apresentador; Edson Lima, operador artístico e musical; José Avelino Martins (J.Martins), apresentador e produtor; Genis Alfonso da Cunha e Gerson Machado como operadores de áudio.

A criação da Rádio Joinville Cultural FM 105.1 foi autorizada pela Lei Municipal 4.417, de 29 de outubro de 2001, vinculando seu funcionamento efetivo após aprovação da concessão pelo órgão competente, o que ocorreu através do Decreto Legislativo nº 716, de 24 de junho de 2005. A autorização do uso da radiofrequência do Ministério das Comunicações ocorreu em 26 de outubro de 2011. A emissora entra no ar no momento em que se comemora os 90 anos da radiodifusão brasileira.

Conheça a programação completa da Rádio Joinville Cultural FM 105.1 e ouça ao vivo a transmissão no site radio.joinville.sc.gov.br.

Programação completa de segunda a sexta-feira:
00h às 7h – Programação Musical
7h às 7h45 – Repórter Brasil (EBC Nacional)
7h45 às 8h30 – Jornal da Cidade com Izani Mustafá e José Carlos Fórner
9h05 às 11h30 – Café Expresso com J. Martins
12h – Repórter Joinville com Izani Mustafá e José Carlos Fórner
12h05 às 13h – Bem Brasil com José Carlos Fórner
13h – Café com a Presidenta (EBC Nacional) *
13h30 – Observatório de Imprensa (Observatório de Imprensa)
14h, 15h e 16h – Repórter Joinville com Izani Mustafá e José Carlos Fórner
16h às 17h – Jornalismo em Debate (UFSC – Curso de Jornalismo)
17h - Repórter Joinville com Izani Mustafá e José Carlos Fórner
17h15 – Agenda Joinville Cultural com Serginho Almeida
18h - Repórter Joinville com Izani Mustafá e José Carlos Fórner
19h às 20h – Voz do Brasil (EBC Nacional)
20h às 22h – Sessão Jazz (FM Cultura – Fundação Cultural Piratini)
22h às 00 horas – Baú Cultural
*Somente nas segundas-feiras

Serviço
O quê: Transmissão oficial da Rádio Joinville Cultural FM 105.1
Quando: quarta-feira (3/10)
Informações: (47) 3422.5626 na Rádio
Informações adicionais à imprensa: (47) 3422.5626 | 9104.8324 com Izani Mustafá

Nenhum comentário:

Postar um comentário