quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Programação cultural para os dias 7 a 10 de dezembro



Vai ficar em Joinville neste final de semana e não sabe o que fazer? Confira a agenda cultural para os dias 7 a 10 de dezembro, muitas apresentações musicais, feira de artesanato, Mercado de Pulgas, sessão de documentário, workshop, exposições e muito mais.

Ùltima edição do Sábado na Estação

A última edição de 2012 do projeto Sábado na Estação ocorre no dia 8 de dezembro, na Estação da Memória. A programação apresenta o Mercado de Pulgas, feira de artesanato e apresentações culturais, das 9h às 17 horas. O evento é aberto a comunidade.

As apresentações culturais iniciam com o maracatu do Grupo Morro do Ouro, às 10h30. Em seguida, o Coral da Lírica apresenta um repertório especial em comemoração aos 90 anos de fundação, às 11 horas. O sertanejo fica por conta da dupla Henrique e Michel, a partir das 12 horas. Às 13 horas, danças africanas e afro-brasileiras serão apresentadas no palco da Estação. O Compassolivre apresenta o projeto A Luz de Velas, com músicas do período medieval, renascentista, barroco e canções natalinas, às 14 horas. A cantora Lily Blumerants e sua banda encerram a programação cultural com o melhor do jazz, a partir das 15 horas. A feira de artesanato e o Mercado de Pulgas ficam em exposição das 9h às 14 horas.
Programação:
10h30 – Maracatu com Grupo Morro do Ouro
11h – Coral da Lírica
12h – Dupla Henrique e Michel
13h – Danças africanas e afro-brasileiras
14h – Compasso Livre com projeto A Luz da Velas
15h – Lily Blumerants e Banda
Onde: Estação da Memória (Rua Leite Ribeiro, s/nº - Anita Garibaldi)
Informações: (47) 3433.2190 com Pardal

Apresentação musical A Luz de Velas

O grupo Compasso Livre apresenta um repertório especial com músicas da era medieval, renascentista, barroca e canções natalinas no projeto A Luz de Velas. O projeto será apresentado nesta sexta-feira (7/12) no auditório do SESC Joinville, às 20 horas. No sábado (8), o grupo se apresenta na programação do Sábado na Estação, às 14 horas na Estação da Memória. Na segunda-feira (10), a Paróquia Martin Luther no América recebe a apresentação do projeto, às 20h30. Todas as apresentações são gratuitas.

Contemplado no Edital 2012, do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), o projeto conta com a participação das musicistas Henriette Hillbrecht, Mariana Calegari, Marisa Toledo, vera Zen Zucco, da atriz Ângela Finardi e com direção cênica de Cláudia Maiole.
Onde: Auditório do SESC (Rua Itaiópolis, 470 – América)
Onde: Paróquia Martin Luther (Rua Tubarão, 326 – América)
Informações: (47) 9994.2984 Marisa Toledo

Documentário Joinllywood na Estação da Memória

Além da programação do Sábado na Estação, a Estação da Memória recebe a exibição do documentário Joinllywood. A sessão ocorre no sábado (8/12), em dois horários às 14 e 16 horas, no auditório da Estação. O documentário apresenta as aventuras de um ator joinvilense em Hollywood, uma produção do Grupo Artístico Zohra com direção de Marcelo Brasil. Sessão gratuita.
Onde: Estação da Memória (Rua Leite Ribeiro, s/nº - Anita Garibaldi)
Informações: (47) 3433.5222 na Estação

Projeto DiverCidade promove workshop no sábado (8/12)

Neste sábado (8/12) ocorre a segunda edição do projeto DiverCidade com o Workshop para Drag Queens. A oficina tem como objetivo capacitar e promover o profissional, atores e artistas performáticos de Joinville, quebrando o preconceito e promovendo a diversidade. Nesta edição, os participantes receberaão instruções para a produção de palco, show e stand-up Comedy. A aula será ministrada pelas Drag Queens Lilíca Ripilica, de Curitib (PR) e Céia Maravliha, de Itajaí (SC). O workshop ocorre na Boate Ivyx Club Mix, às 13h30. Inscrições pelo telefone (47) 8415.3472. Projeto contemplado no Edital 2012, do Simdec.
Onde: Boate Ivyx Club Mix (Rua Coronel Procópio Gomes, 602 – Bucarein)
Informações: (47) 8415.3472

Shakespeare na Comunidade

Os alunos da Escola Alícia B. Ferreira, do bairro Profipo, que participaram do projeto Ser ou Não Ser: Shakespeare na Comunidade, apresentam o resultado das oficinas de teatro com a peça Muito barulho por nada. Os alunos irão se apresentar no sábado (8), às 10h e domingo (9/12), às 11 horas na Escola. Na segunda-feira (10/12), a peça será apresentada no Espaço Cultural Casa Iririú, às 20 horas. Apresentações gratuitas. O projeto foi contemplado no Mecenato 2011, do Simdec.
Endereços:
Escola Alícia B. Ferreira (Rua Cidade de Pilões, s/nº - esquina com Rua Corumbá – Profipo)
Espaço Cultural Casa Iririú (Rua Xaxim, ao lado do nº195, esquina com Rua Santo Amaro da Imperatriz – Iririú)
Informações: (47) 8444.9876 com Norberto Deschamps

Espetáculo gratuito de dança flamenca

A Escola de Dança Flamenca Compás y Arte apresenta o espetáculo Ida y Vuelta neste sábado (8/12) no teatro do SESC Joinville. A apresentação ocorre às 20 horas. O título do espetáculo marca o período das idas e vindas do poeta do Brasil para a Espanha e vice-versa, sendo que atuou como diplomata brasileiro em território espanhol por 12 anos. O público vai prestigiar uma noite de dança e literatura.

Projeto contemplado no Edital de Apoio à Cultura 2012, do Sistema Municipal de Dsenvolvimento pela Cultura (Simdec). Os ingressos são gratuitos e deverão ser adquiridos no dia e local do evento, uma hora antes da apresentação.
Onde: Teatro do SESC (rua Itaiópolis, 470 – América)
Informações: (47) 9911.9198 com Adriana

Coral Babado de Saia lança CD neste domingo (9/12)

O Coral Babado de Saia participa dos Concertos Matinais deste domingo (9/12) com o lançamento do CD Quinze prá Noite. A apresentação ocorre na Sociedade Cultural Lírica, às 10h30. O evento é aberto a comunidade e gratuito. O coral iniciou seus trabalhos em 2009, sendo formado apenas por vozes femininas, moradoras da Comunidade do Rio Bonito. Depois de chegar a marca de mais de 35 apresentações públicas, o Coral foi contemplado com o lançamento do CD no Edital 2012, do Simdec.
Onde: Sociedade Cultural Lírica (Rua Max Colin, 1.483 – América)
Informações: (47) 3433.2190 com Rodrigo

Coral da Lírica se apresenta no Shopping Cidade das Flores

Formado em 1922, o Coral da Lírica apresenta no Shopping Cidade das Flores com um repertório especial em comemoração aos seus 90 anos. A apresentação ocorre no espaço cultural do shopping, às 19 horas. Atualmente, o coral conta com 46 integrantes, incluindo o maestro Rafael Daniel Huch, a assistente de regência e técnica vocal Adriane Ester Huch e pianista. Conhecidos pela sociedade joinvilense, o grupo já se apresentou em várias regiões brasileiras, incluindo Espírito Santo. O trabalho do coro foi apresentado também na Alemanha e Chile.
Onde: Shopping Cidade das Flores (Rua Mário Lobo, 106 – Centro)
Informações: (47) 9972.0023 com Osvaldo

Fórum de Formação em Cultura

Nesta segunda-feira (10/12) será realizado o Fórum Setorial de Formação em Cultura, às 18h30 na Sala 08, no Centro de Convenções Alfredo Salfer. Em pauta, a apresentação e discussão do Plano Municipal de Cultura de Joinville; o Programa de Formação em Cultura; o Programa Municipal de Educação para a Mídia; Edital para a Cultura pela Secretaria de Educação e as próximas ações para 2013. Estão convidados a participar do fórum professores de música, teatro, dança, design, agentes de cultura, artistas e demais interessados nas práticas culturais e na formação de mediadores. O encontro é organizado pelas conselheiras da sociedade civil Heidi Biblitz e Patrícia Zimmermann.
Onde: Sala 08 – Centro de Convenções Alfredo Salfer (Av. José Vieira, 315 – Centreventos Cau Hansen)
Informações: (47) 9107.5041 com Heidi | (47) 9974.8580 com Patrícia

Exposição 42ª Coletiva de Artistas de Joinville

O Museu de Arte de Joinville (MAJ) apresenta a exposição do projeto 42ª Coletiva de Artistas de Joinville. A mostra está organizada na Cidadela Cultural – Anexo 1, e apresenta as obras de 11 artistas joinvilenses: Ale Mello, Anderson Alberton, Cyntia Werner, Fernanda Zimermann, Juliano Jahn, Murilo Santos, Priscila dos Anjos, Renato Veiga, Ronaldo Diniz, Sérgio Adriano H. e Sonia Rosa. A exposição fica aberta para visitação até o dia 17 de fevereiro de 2013. Horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas. Entrada gratuita.
Onde: Cidadela Cultural – Anexo 1 (Rua 15 de Novembro, 1.383 – América)
Informações: (47) 3433.4677 no museu

Exposição Memórias de Acervo: Clara Fernandes e Marta Berger

No Anexo 2, da Cidadela Cultural, o Museu de Arte apresenta a exposição Memórias de um Acervo: Clara Fernandes e Marta Beger. A artista Clara Fernandes apresenta três obras da série Abissais, que evidenciam tramas tecidas com fios de metal e cipó. Marta Berger expõe seus Casulos, dois objetos confeccionados com barbantes e tiras de papel, que já integram o acervo do Museu. A exposição fica aberta para visitação até o dia 17 de fevereiro de 2013. Horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas. Entrada gratuita.
Onde: Cidadela Cultural – Anexo 2 (Rua 15 de Novembro, 1.383 – América)
Informações: (47) 3433.4677 no museu

Exposição Coisas a Olhar no Museu Sambaqui

A exposição Acervos do Museu Sambaqui: Coisa a Olhar apresenta artefatos e objetos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville que nunca haviam sido expostos e dos quais não há pesquisas conclusivas sobre a origem, função e etnia. Entre os objetivos da mostra, está a ideia de provocar no espectador a capacidade de olhar além do conforto das certezas e aproximar a comunidade das dúvidas que remetem à arqueologia. Horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas. Entrada aberta à comunidade.
Onde: Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (rua Dona Francisca, 600 -Saguaçu)
Informações: (47) 3433.0114 no Museu

Exposição relembra o artista Fritz Alt

A Casa Krüger, um dos atrativos do turismo rural em Joinville, é sede da exposição que conta a história do artista que virou ícone da arte na maior cidade do estado. A mostra Fritz Alt: Memória e identidade, organizada pelo Museu Casa Fritz Alt e Fundação Cultural, reúne parte do acervo do museu, como objetos, moldes, esculturas e fotos de algumas de suas obras. O visitante vai conhecer um pouco mais sobre a vida do artista joinvilense por meio de objetos, moldes, esculturas e fotografias. A mostra fica aberta diariamente das 9 às 17h. A entrada é aberta ao público e gratuita. Esta ação também recebe o apoio da Fundação Turística.
Onde: Casa Krüger (Rodovia SC-301 - Km-0 - Pirabeiraba)
Informações: (47) 3433.3811, no Museu Casa Fritz Alt

Exposição fotográfica no Parque Caieira

O Parque Natural Municipal da Caieira é conhecido por suas estruturas arqueológicas e um ambiente característico de restingas e manguezais. A exposição fotográfica A construção do Parque Caieira: Olhares da arquelologia, apresenta a história do Sambaqui Caieira, que apresenta vestígios arqueológicos de comunidades que viveram no local há quase 5 mil anos. O horário de visitação do parque é de quarta-feira a domingo, das 9h às 12 e das 14 às 17 horas. Entrada gratuita.
Onde: Parque Natural Municipal da Caieira (Rua Waldomiro Rosa, s/nº - Adhemar Garcia)
Informações: (47) 3433.0114 ou 3454.9018

Horário dos museus e espaços de memória

O Museu Nacional de Imigração e Colonização, Estação da Memória e os espaços expositivos do Museu de Arte de Joinville (Cidadela Cultural – Anexo 1 e 2) e do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (localizado na Rua Dona Francisca, 600) atendem os visitantes em horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas. A entrada nos museus e espaços de memória é gratuita. Mais informações pelo (47) 3433.2190 na FCJ, ou nas unidades.

Fundação Cultural de Joinville
Jenifer Leu – Assessora de Imprensa
www.joinvillecultural.sc.gov.br
(47) 3433.2190 | 8413.9262

Nenhum comentário:

Postar um comentário