terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto Acorde Literário


Série de contos no rádio começa a rodar em setembro

A estreia da série literária, que levará para as ondas do rádio contos dramatizados e breves biografias de 12 autores de renome nacional e internacional, já tem data e hora marcada: 2 de setembro, domingo, às 21 horas na Rádio Udesc FM 91,9 Joinville.

O projeto reúne contos de Edgar Allan Poe, Machado de Assis, Katherine Mansfield, Julia Lopes de Almeida, Virginia Woolf, Irmãos Grimm, Lima Barreto, Anton Tchekhov, Carmen Dolores, João do Rio, Humberto de Campos e Ernest Hemingway, nessa ordem. Os programas, com cerca de 20 minutos, serão veiculados sempre aos domingos, com reprises às 20 horas das segundas-feiras – término previsto para 18 de novembro.

Aprovado pelo Mecenato de 2011, do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), de Joinville, “Acorde Literário”, tem autoria da jornalista Fernanda Lange, que conduz o projeto com os locutores Sared Buéri e Linda Tomelin. A sonoplastia fica por conta do designer e editor de som Ivan Almeida.

“O que me motivou a apresentar este projeto foi a percepção da carência deste formato informativo-ficcional de programa radiofônico em nossa cidade, e a possibilidade única de levar literatura diretamente à casa das pessoas”, sublinha a proponente. Segundo Fernanda, os autores e textos foram selecionados de acordo com a disponibilidade (domínio público), possibilidade de adequação ao tempo, abertura para sonoplastia e comentários da crítica. “O destaque do projeto será a montagem e sonoplastia dos contos”, enfatiza.

O público também poderá conferir os áudios dos programas no blog acordeliterario2012.blogspot.com.

Fernanda Lange
Jornalista (3633/SC)
Telefone: (47) 9143.1872

Nenhum comentário:

Postar um comentário