sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Abertura da exposição da 42ª Coletiva de Artistas de Joinville ocorre nesta terça-feira (13/11)



Os artistas joinvilenses apresentam seus trabalhos na 42ª edição do projeto “Coletiva de Artistas de Joinville”. O evento inicia na terça-feira (13/11) com a palestra do curador da mostra Josué Mattos, às 19 horas no Galpão da Ajote, seguida da abertura da exposição, às 20 horas na Cidadela Cultural, Anexo 1. A programação do proejto apresenta ainda um ciclo de palestras com os artistas participantes.

Nesta edição, o projeto contou com a participação de 11 artistas joinvilenses: Ale Mello, Anderson Alberton, Cyntia Werner, Fernanda Zimermann, Juliano Jahn, Murilo Santos, Priscila dos Anjos, Renato Veiga, Ronaldo Diniz, Sérgio Adriano H. e Sonia Rosa. A participação destes artistas por meio do Edital de Apoio à Cultura 2012, do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). A edição de número 42 apresenta como título “III Procedere – procedimentos e/ou processos constituintes da produção visual na atualidade” e tem curadoria de Josué Mattos, historiador de arte e curador. A exposição “Coletiva de Artistas” é um evento tradicional realizado pelo Museu de Arte de Joinville (MAJ) e Fundação Cultural de Joinville (FCJ), com a perspectiva contemporânea e significativa para a arte e a cultura joinvilense, renovando-se a cada edição.

O ciclo de palestras oferecido pelo projeto será realizado na Cidadela Cultural, Anexo 2, com a mediação do coordenador do MAJ, Carlos Alberto Franzoi. A primeira palestra ocorre no dia 24/11 com a participação dos artistas Sérgio Adriano H., Anderson Alberton, Sonia Rosa, Ronaldo Diniz, Cyntia Werner e Murilo Santos. A segunda palestra acontece no dia 25/11 com os artistas Ale Mello, Juliano Jahn, Fernanda Zimermann, Priscila dos Anjos e Renato Veiga. Os encontros ocorrem no horário das 14h às 17 horas, com entrada gratuita.

A exposição “42ª Coletiva de Artistas de Joinville” fica aberta para visitação de 13 de novembro a 17 de fevereiro de 2013, no Anexo 1 da Cidadela Cultural. Horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas. Entrada aberta a comunidade. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (47) 3433.4677 no museu.

Sobre o curador Josué Mattos:
O curador Josué Mattos é graduado em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre (Paris, França) e obteve o título de Master 1 e 2 em História da Arte Contemporânea na mesma instituição. Em 2009, concluiu seu segundo mestrado em Práticas Curatoriais e Gestão da Criação Contemporânea na université Paris 1 Panthéon Sorbonne. Realizou intercâmbio com a Universidade de São Paulo (USP) em 2006 para especialização em História da Arte Brasileira. Dentre os projetos que executou como curador destacam-se: Terres et Cieux – Sandra Cinto e Brígida Baltar (Mairie du VIIIème, Paris, 2009), Por aqui, formas tornaram-se atitudes (Polo Bienal São Paulo, SESC Vila Mariana, 2010), É Crédito ou débito? (Mostra SESC de Artes, SESC-SP, 2010), Como o tempo passa quando a gente se diverte (Casa Triângulo, São Paulo, 2011), Boîte Invaliden (Invaliden Gallery, Berlim, 2011) e Eu fui o que tu és e tu serás o que eu sou (Paço das Artes, São Paulo, 2012). Assumiu recentemente a curadoria do Museu Casa de Portinari e integrou o corpo de críticos de arte do Paço das Artes. É curador do 3C – Centro de Criação Contemporânea, uma incubadora que atua de modo colaborativo na concepção, realização e produção de exposições no Brasil e exterior.

Serviço
O quê: Abertura da exposição da 42ª Coletiva de Artistas de Joinville
Quando: terça-feira (13/11), às 20 horas
Onde: Anexo 1 – Cidadela Cultural
Rua 15 de novembro, 1.383 – América
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.4677 no museu
Informações adicionais à imprensa: (47) 8413.8526 com Franzoi

Fundação Cultural de Joinville
Jenifer Leu – Assessora de Imprensa
(47) 3433.2190 | 8413.9262

Nenhum comentário:

Postar um comentário