quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sábado na Estação com apresentações de dança inclusiva

Neste final de semana, será realizada a 23ª edição do projeto “Sábado na Estação”. O evento que ocorre uma vez ao mês, apresenta uma programação com atrações culturais, feira de arte e artesanato e o Mercado de Pulgas. As atividades do dia 10 de novembro iniciam às 9 horas na Estação da Memória, também conhecida como antiga Estação Ferroviária de Joinville. A programação é aberta a comunidade.

A feira de arte e artesanato conta com a participação dos grupos Associação dos Artesãos de Joinville (Ajart), Arte Joinville, Artculle, Aemartes - grupo de geração de renda da Secretaria de Assistência Social (SAS) e Adeas. Na feira, o público vai poder conhecer e comprar os trabalhos dos artesãos cadastrados na Fundação Cultural de Joinville. Entre os trabalhos expostos podemos citar quadros, peças em madeira, técnicas de bordade e costura, objetos de decoração, e para essa época, a comercialização de enfeites natalinos. O horário de exposição é das 9h às 14 horas.

Nesta edição, a dança, principalmente a dança inclusiva, vai tomar conta da programação no Palco da Estação. Das 9h15 às 11 horas, sobem ao palco as escolas municipais que participam do Programa de Dança na Escola, da Secretaria de Educação. Participam da apresentação as Escolas Municipais Edgar Monteira Castanheira, Lauro Carneiro de Loyola, Lacy Luiza da Cruz Flores, Anita Garibaldi e Hans Müller. O grupo AMA Cia. de Dança promove uma oficina gratuita de Dança de Salão, às 11 horas. Em seguida, o grupo apresenta o espetáculo “Colcha de Retalhos”. As duas atividades fazem parte do projeto contemplado no Edital 2012 do Simdec. A Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej) se apresenta com o Grupo Força de Macanudos, às 13 horas. E em seguida, o Grupo Segue e a OSCIP CHHAI sobem aos palco para apresentar a arte da dança inclusiva. O grupo da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi) também participa do “Sábado na Estação”, se apresentando às 14h30.

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar) e o Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (Naipe) apresentam a Mostra do Programa “Arte para Todos”, às 15 horas. Pais e pacientes do Naipe, que se apresentam na mostra, participam das atividades de Teatro e Dança, desenvolvidas pelos profissionais Robson Benta e Maria Fortuna. Na sequência, a professora Maristela Carneiro Nocera, do Centro de Apoio Pedagógico (CEAP) de Pirabeira, ministra a palestra sobre Dança Inclusiva. O arquiteto Mario César da Silveira apresenta a palestra sobre Acessibilidade.

Gosta de coisas antigas, ou está pensando em se desfazer de alguns objetos? Você não pode deixar de conferir e participar do Mercado de Pulgas. A feira comercializa artigos, roupas, acessórios, objetos, livros, CD’s, DVD’s usados mas, em bom estado de conservação. O Mercado ocorre das 9h às 14 horas.

Programação:
9h15 - Grupo do Programa de Dança da E.M. Edgar Monteira Castanheira
9h30 - Grupo do Programa de Dança da E.M. Lauro Carneiro de Loyola e E.M. Lacy Luiza da Cruz Flores 
10h - Grupo do Programa de Dança da E.M. Anita Garibaldi e E.M. Hans Müller
10h40 - Grupo do Programa de Dança da E.M. Lacy Luiza da Cruz Flores e da E.M. Hans Müller
11h - Oficina de Dança de Salão oferecida pela AMA Cia. de Dança
12h - Espetáculo "Colcha de Retalhos" da AMA Cia. de Dança
13h - Grupo Força de Macanudos da ADEJ
14h - Grupo Segue | OSCIP CHHAI
14h30 – Grupo da AJIDEVI
15h - Mostra Arte Para Todos do Naipe e Instituto IMPAR
15h30 – Palestra sobre Dança Inclusiva com a profª. Maristela Carneiro Nocera – CEAP Pirabeiraba
16h – Palestra sobre Acessibilidade com Mario Cesar da Silveira

Serviço:
O quê: 23º Sábado na Estação
Horário: 9h às 17h
Onde: Estação da Memória
Rua Leite Ribeiro, s/nº - Anita Garibaldi
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.2190 com Pardal

Fundação Cultural de Joinville
Jenifer Leu – Assessora de Imprensa
www.joinvillecultural.sc.gov.br
(47) 3433.2190 | 8413.9262


Nenhum comentário:

Postar um comentário