terça-feira, 27 de novembro de 2012

Domingo (2/12) com atividades para toda família no jardim do Museu de Arte



Programação com atrações artísticas, piquenique, pescaria e exposições

Neste domingo (02/12) o Museu de Arte de Joinville (MAJ) realiza a última edição do projeto Um Domingo no Jardim do MAJ. Além do piquenique comunitário, apresentações culturais, oficinas e intervenções artísticas, a programação apresenta a abertura da exposição Memórias de um acervo: Clara Fernandes e Marta Berger e a pesca no lago do Museu. As atividades iniciam às 9 horas e prosseguem até às 19 horas. Programação gratuita e aberta a comunidade.

A criançada está convidada para participar da pescaria no lago em frente ao Museu. A atividade ocorre ao longo do dia. Os participantes deverão trazer seu equipamento para a pescaria. Durante a programação, ocorre também a feira da Associação Joinvilense de Artesãos (Ajart), a exposição de Bolsas Ecológicas, de Cláudia Nunes, e a Feira do Vinil.

Após às 10 horas, acontece a Oficina de Furochiki, antiga técnica japonesa, ministrada pelo sensei Marcos Tavares, do Instituto Tachibana de Akido de Joinville. O Furoshiki é a arte de embrulhar e transportar objetos utilizando somente tecidos e nós, sem costura. Nesse horário também ocorre a desmontagem da obra s/ título (cobra coral), do artista Schwanle, que está exposta no jardim da unidade.

Das 12h às 18 horas, os monitores do MAJ fazem as visitas guiadas pela exposição da 42ª Coletiva de Artistas de Joinville, organizada no Anexo 1 da Cidadela Cultural. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o novo espaço do acervo do MAJ. Após a reforma do Anexo 2, o local se transformou na Reserva Técnica do Museu de Arte com a instalação de trainéis para acomodar as peças. A abertura da exposição Memórias de um acervo: Clara Fernandes e Marta Berger, ocorre às 13 horas no Anexo 2, na Cidadela Cultural.

Para entrar no clima natalino, o Terno de Reis Santíssima Trindade, grupo do bairro Nova Brasília, se apresenta às 14 horas no jardim do Museu. Os participantes do projeto Conexão Museu-Escola se encontram no evento para a troca de experiências e participação nas atividades da programação. Para o encontro foram convidados os participantes do projeto desde 2009 até 2012, sendo 6 edições realizadas com os estudantes de diversas escolas da rede municipal de ensino.

Os alunos da Escola de Educação Básica Profª. Maria Amim Ghanem apresentam a performance Arte e Transformação da Natureza, com curadoria do professor Jorge Seger Hiroshi (da AAPLAJ) e participação das professoras Sandra Pepes (Biologia), Luciana Cristina Romarin (Ciências) e Jaqueline F. Antunes (Biologia). O professor Jorge e as professoras também promovem a Oficina de Stencil Arte e o Corpo Humano. A aula é gratuita, sendo realizada das 14h30 às 18 horas no Galpão da AAPLAJ na Cidadela Cultural. Os interessados devem trazer as camisetas para produção.

As intervenções sonoras e visuais do Projeto MAJ Sounds ocorrem das 15h às 19 horas, na Cidadela Cultural. Participam da última edição de 2012, o VJ Vigas, o DJ Roger Thiago e convidados, com o melhor do soul funk, hip hop e vertentes. O projeto, realizado desde 2009, já atingiu a marca de 7 mil participantes.

Programação completa:
9h às 17h - Pescaria no lago do MAJ
10h - Oficina de Furoshiki
10h às 17h - Exposição da Associação Joinvilense de Artesãos (Ajart), de Bolsas Ecológicas Cláudia Nunes, Piquenique Comunitário, Feira de Vinil
10h - Desmontagem da obra "s/ título" (cobra coral) do artista visual Schwanke:                         
           
12h às 18h - Exposição com visitas guiadas: 42ª Coletiva de Artistas de Joinville e          Nova Reserva Técnica do MAJ
13h - Abertura da exposição Memórias de um acervo: Clara Fernandes e Marta Berger. Bate-papo com as artistas
14h – Apresentação do Terno de Reis Santíssima Trindade
14h às 15h - Integração com participantes do projeto Conexão Museu-Escola
14h - Performance Arte e Natureza E.E.B. Profª Maria Amim Ghanem
14h30 às 18h - Oficina de Stencil com o Prof. Jorge Seger Hiroshi
15h às 19h - Projeto MAJ Sounds – VJ Vigas e DJ Roger Thiago e convidados.

Sobre a exposição Memórias de um acervo: Clara Fernandes e Marta Beger:
O projeto Memórias de um Acervo, a partir de 2009 se intensificou, de forma sistemática, a realização de exposições do acervo do MAJ, bem como a ampliação do período expositivo, criando-se assim um Ciclo de Exposições. A cada ciclo de exposições temporárias, aprovadas pelo Conselho Consultivo, o acervo é pensado por meio de um recorte curatorial que dialogue com as demais exposições. Tal ação permite um revisitamento e a exposição de obras do acervo que nunca haviam sido expostas, dando visibilidade e acessibilidade ao patrimônio cultural e artístico do município.

Enquanto, a artista Clara Fernandes faz a entrega oficial ao Museu das três obras da série Abissais, que evidenciam tramas tecidas com fios de metal e cipó, Marta Berger expõe seus Casulos, dois objetos confeccionados com barbantes e tiras de papel, que já integram o acervo do Museu. A exposição inicia com um bate-papo com as artistas, às 13 horas, no Anexo 2. A exposição fica aberta para visitação nos dias 02 de dezembro de 2012 a 17 de fevereiro de 2013. Horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas. Entrada gratuita.

Serviço
O quê: Um domingo no Jardim do MAJ e exposição Memórias de um acervo
Quando: domingo (2/12), das 9h às 19h
Onde: Jardim do Museu de Arte de Joinville
Rua 15 de novembro, 1.400 – América
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.4677 no museu
Informações adicionais à imprensa: (47) 3433.4677 | 8413.8526 com Franzoi

Fundação Cultural de Joinville
Jenifer Leu – Assessora de Imprensa
www.joinvillecultural.sc.gov.br
(47) 3433.2190 | 8413.9262

Nenhum comentário:

Postar um comentário