quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Programação cultural para os dias 22 a 25 de novembro



Confira a agenda de lançamentos de livros, apresentações teatrais e musicais, além dos fóruns setoriais de cultura e exposições, programadas para essa semana.

4ª Semana da Consciência Negra

A programação da 4ª Semana da Consciência Negra prossegue até domingo, dia 25 de novembro. Nesta quinta (22) e sexta-feira (23/11) ocorre o Cine Ilê, exibição de filmes seguidas por debates. Na quinta-feira a sessão ocorre no Centro de Umbanda Ilê Axé de Oxum, e na sexta-feira os filmes serão exibidos no Ilê Axé Egbé Togum Beninjá – Babalaorixá Nino D’Ogun, às 19h30. Aberto a comunidade. No sábado (24/11), a Estação da Memória recebe diversos grupos de afoxé e de dança com apresentações culturais, a partir das 14 horas. A Casa da Vó Joaquina será o ponto de encontro para o Fórum Setorial de Cultura de Cultura Popular, Diversidade e Identidade, às 16 horas. Após será servido a Feijoada com Axé, a partir das 18 horas com apresentações de dança. Confira a programação completa no site www.casadavojoaquina.com.br.
Endereços:
Centro de Umbanda Ilê Axé de Oxum (Rua Comandante Hassel, 46 – Iririú)
Ilê Axé Egbé Togum Beninjá – Babalaorixá Nino D’Ogun (Rua Passo Fundo, 85 – Fátima)
Estação da Memória (Rua Leite Ribeiro, s/nº - Anita Garibaldi)
Casa da Vó Joaquina (Rua Erivelton Martins, 669 – Adhemar Garcia)

Lançamento do documentário Um dia na Escola

A Estação da Memória vira sala de cinema nesta quinta-feira (22/11) com a exibição do documentário Um dia na Escola: Vivências e memórias dos estudantes da Escola Municipal Estrada Blumenau. A sessão ocorre às 19 horas, sendo aberto a comunidade. O documentário foi desenvolvido pela estudante de design da Univille, Gabriela Pegoretti, e foi contemplado no Edital 2012 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultural (Simdec), da Fundação Cultural de Joinville (FCJ).
Onde: Estação da Memória (Rua Leite Ribeiro, s/nº - Anita Garibaldi)

Lançamento de livro Causos de Minha Cidade

Nesta quinta-feira (22/11) será realizado o lançamento do livro Causos de Minha Cidade, de Wilson Gelbcke. O evento ocorre na Livrarias Midas, às 19 horas. O livro apresenta contos a partir de narrações de amigos do autor sobre as regiões de Joinville. Projeto contemplado no Edital 2012 do Simdec.
Onde: Livraria Midas (Rua João Colin, 475 – Centro)
Informações: (47) 9984.4944 com Wilson

Novembro Cultural no Itinga

A programação do projeto Novembro Cultural continua a ser realizada na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Intinga (Amorabi). Nesta quinta-feira (22/11), as crianças irão se divertir com a peça Cantando com a Fada Sol, da Cia Studio em Cena. A peça é um musical infantil que resgata as cantigas infantis populares. Teatro gratuito, aberto a comunidade. Na sexta-feira (23), a Amorabi recebe os ensaios abertos das peças Muito barulho por nada, dos alunos do projeto Ser ou Não Ser do bairro Profipo, e Vida Longa, do grupo Novo Tempo, às 19h30. A programação termina no sábado (24) com a Mostra de Talentos, Mercado de Pulgas, feira de artesanato de referência e apresentação da Banda Fairans, das 14h às 21 horas. Evento aberto a comunidade.
Onde: Amorabi (Rua dos Esportistas, 510 – Itinga)
Informações: (47) 3465.0450

Lançamento de livro e apresentações teatrais Tatuí, o príncipe dos palmitos

A Pequeninus Produções Artísticas apresenta o lançamento do livro Tatuí, o príncipe dos Palmitos neste final de semana. Além da sessão de autógrafos com Humberto Soares, haverá apresentações teatrais nos locais do evento. No sábado (24/11), Tatuí estará na Fantoche Brinquedos, às 10h e na Livraria Curitiba do Joinville Garten Shopping, às 17 horas. No domingo (25), o lançamento e a narração de histórias ocorre na praça de eventos do Shopping Cidade das Flores, às 19 horas. Eventos abertos a comundiade.
Endereços:
Fantoche Brinquedos (Rua Marechal Deodoro, 156 – centro)
Livrarias Curitiba – Joinville Garten Shopping
Shopping Cidade das Flores
Informações: (47) 8857.4237 com Humberto

Roda de Choro na Casa Iririú

O Espaço Cultural Casa Iririú promove neste sábado (24) a Roda de Choro, com o Grupo Moendo Café. A apresentação inicia às 20 horas. Entrada gratuita, a organização pede que os participantes levem um prato doce ou salgado para a partilha.
Onde: Espaço Cultural Casa Iririú
Rua Xaxim (ao lado do nº 195), esquina com a Rua Santo Amaro da Imperatriz – Iririú
Informações: (47) 9968.6433 com Silvia

Espetáculos de dança no Teatro Juarez Machado

A Casa do Hip Hop Arte Inclusiva (CHHAI) apresenta dois espetáculos de dança neste sábado (25/11). O Teatro Juarez Machado recebe os espetáculos CHHAI Convida, às 17 horas, e Intersecção, às 19 horas. Ingressos serão vendidos no local, no valor de R$ 7,00. Projeto contemplado no Edital 2012 do Simdec.
Onde: Teatro Juarez Machado (Av. José Vieira, 315 – Centreventos Cau Hansen)
Informações: (47) 9961.2761 com Juliana Crestani

Jazz no Museu de Arte

O jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ) vira palco para a apresentação do projeto JAM no MAJ, neste domingo (25/11), às 16 horas. Neste edição participam da apresentação Gustavo Messina Quarteto, Lily Blumerants & Jazz’n Roll Trio, e Cássio Moura Trio. Apresentação aberta a comunidade.
Onde: Jardim do Museu de Arte de Joinville (Rua 15 de novembro, 1.400 – América)
Informações: (47) 9995.1772 com Lily Blumerants

Concertos Matinais com a banda do 62ºBI

Neste domingo (25), a banda do 62º Batalhão de Infantaria participa do projeto Concertos Matinais. A apresentação ocorre no auditório do Batalhão, às 10h30. Evento aberto a comunidade.
Onde: 62º Batalhão de Infantaria (Rua Ministro Calógeras, 1.200 – Anita Garibaldi)
Informações: (47) 3433.2190 com Rodrigo

Fórum Setorial de Teatro e Circo

O setores de Teatro e Circo se econtram no Fórum Setorial de Cultura neste domingo (25/11). O encontro será realizado no Centro de Convenções Alfredo Salfer, sala 8, às 16 horas. Além da apresentação do Plano Municipal de Cultura, do regimento e composição do Conselho Municipal de Política Cultural; a pauta vai dar andamento às recomendações do plano e finalização das metas, sugestão para encaminhamento das demandas: Edital Cultura pela Educação, novos equipamentos (Teatro Municipal), a participação de profissionais da área e Escola Circo.
Onde: Sala 8 – Centro de Convenções Alfredo Salfer (Av. José Vieira, 315 – Centeventos Cau Hansen)
Informações: (47) 9173.9704 com Marcelo de Mello

Cancelamento do Fórum Setorial de Patrimônio

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) informa que o Fórum de Patrimônio Material, Imaterial e Museus e Espaços de Memória, que seria realizado no dia 24/11, foi cancelado. A nova data do fórum será divulgada em breve. Mais informações pelo telefone (47) 3433.2190 com Janaína.

Premiere de As Morte de Lucana na segunda-feira (26)

Premiere do filme As Mortes de Lucana nesta segunda-feira (26/11), no GNC do Joinville Garten Shopping, sala 02, às 21 horas. Com direção de Alceu Bett e os atores Paula Pinto, Robson Benta e Dany Adams, a produção foi rodada em Santa Catarina. O filme traz histórias permeadas de poesia e literatura sobre a relação entre amor, morte e filosifa presente na mente e alma de Lucana. Entrada gratuita, reservas dos ingressos pelo email curtalucana@gmail.com. Projeto contemplado no Mecenato 2011 do Simdec.
Onde: GNC – Joinville Garten Shopping
Informações: (47) 9193.8509 com Alceu Bett

Exposição 42ª Coletiva de Artistas de Joinville

O Museu de Arte de Joinville (MAJ) apresenta a exposição do projeto 42ª Coletiva de Artistas de Joinville. A mostra está organizada na Cidadela Cultural – Anexo 1, e apresenta as obras de 11 artistas joinvilenses: Ale Mello, Anderson Alberton, Cyntia Werner, Fernanda Zimermann, Juliano Jahn, Murilo Santos, Priscila dos Anjos, Renato Veiga, Ronaldo Diniz, Sérgio Adriano H. e Sonia Rosa. A exposição fica aberta para visitação até o dia 17 de fevereiro de 2013. Horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas. Entrada gratuita.
Onde: Cidadela Cultural – Anexo 1 (Rua 15 de Novembro, 1.383 – América)
Informações: (47) 3433.4677 no museu

Exposição Coisas a Olhar no Museu Sambaqui

A exposição Acervos do Museu Sambaqui: Coisa a Olhar apresenta artefatos e objetos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville que nunca haviam sido expostos e dos quais não há pesquisas conclusivas sobre a origem, função e etnia. Entre os objetivos da mostra, está a ideia de provocar no espectador a capacidade de olhar além do conforto das certezas e aproximar a comunidade das dúvidas que remetem à arqueologia. Horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas. Entrada aberta à comunidade.
Onde: Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (rua Dona Francisca, 600 -Saguaçu)
Informações: (47) 3433.0114 no Museu

Exposição relembra o artista Fritz Alt

A Casa Krüger, um dos atrativos do turismo rural em Joinville, é sede da exposição que conta a história do artista que virou ícone da arte na maior cidade do estado. A mostra Fritz Alt: Memória e identidade, organizada pelo Museu Casa Fritz Alt e Fundação Cultural, reúne parte do acervo do museu, como objetos, moldes, esculturas e fotos de algumas de suas obras. O visitante vai conhecer um pouco mais sobre a vida do artista joinvilense por meio de objetos, moldes, esculturas e fotografias. A mostra fica aberta diariamente das 9 às 17h. A entrada é aberta ao público e gratuita. Esta ação também recebe o apoio da Fundação Turística.
Onde: Casa Krüger (Rodovia SC-301 - Km-0 - Pirabeiraba)
Informações: (47) 3433.3811, no Museu Casa Fritz Alt

Exposição fotográfica no Parque Caieira

O Parque Natural Municipal da Caieira é conhecido por suas estruturas arqueológicas e um ambiente característico de restingas e manguezais. A exposição fotográfica A construção do Parque Caieira: Olhares da arquelologia, apresenta a história do Sambaqui Caieira, que apresenta vestígios arqueológicos de comunidades que viveram no local há quase 5 mil anos. O horário de visitação do parque é de quarta-feira a domingo, das 9h às 12 e das 14 às 17 horas. Entrada gratuita.
Onde: Parque Natural Municipal da Caieira (Rua Waldomiro Rosa, s/nº - Adhemar Garcia)
Informações: (47) 3433.0114 ou 3454.9018

Horário dos museus e espaços de memória

O Museu Nacional de Imigração e Colonização, Estação da Memória e os espaços expositivos do Museu de Arte de Joinville (Cidadela Cultural – Anexo 1) e do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (localizado na Rua Dona Francisca, 600) atendem os visitantes em horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 18 horas. A entrada nos museus e espaços de memória é gratuita. Mais informações pelo (47) 3433.2190 na FCJ, ou nas unidades.

Fundação Cultural de Joinville
Jenifer Leu – Assessora de Imprensa
www.joinvillecultural.sc.gov.br
(47) 3433.2190 | 8413.9262




Nenhum comentário:

Postar um comentário